sexta-feira, 29 de setembro de 2017

COBRA DE AÇO 12 POLEGADAS - FAÇA VOCÊ MESMO

A Origem - Talvez alguns de vocês não saibam, mas o Cobra de Aço só foi produzido no Brasil. A cabeça é de um dos mocinhos, o Snake Eyes. O corpo é do Raio Laser, outro mocinho. É engraçado que um dos cobras mais legais não seja um cobra de "verdade" e nem tenha sido criado pelos designers americanos, afinal eles são os criadores originais de toda a série. Por que será que esse boneco agradou tanto? Bom, é fácil de saber apenas olhando pra ele, é legal pra caramba! O nome é muito bom também, o pessoal da Estrela estava inspirado naquele dia. Quando ganhei meus primeiros Comandos fiquei muito impressionado. Até aquele momento só conhecia Guerra Nas Estrelas. Eles eram ótimos, mas a quantidade de articulações em bonecos tão pequenos era incrível! Como se não bastasse, a cada nova série vinham mais articulados, detalhados e com mais equipamentos. A cartela de "personalidade" que vinha atrás da embalagem completava o boneco perfeito. Quando A Estrela relançou o Falcon em 94, imaginei que logo teriamos o Cobra de Aço entre os inimigos, era uma escolha óbvia e uma aposta certa. Infelizmente isso não aconteceu. Desde o lançamento do site eu tenho pensado em algo especial para mostrar à vocês. E, o que sería mais especial que um Cobra de Aço de 12 polegadas? Portanto, sem mais delongas: 

Aprenda a fazer seu próprio Cobra de Aço! Vamos começar pelo mais fácil: a Cabeça.
Pegue qualquer uma, de preferência uma que encaixe bem e não faça falta. Usei uma dos Peacekeepers vendidos nas Americanas. Coloque a cabeça em uma xícara com água recém fervida por 1 minuto. Corte o cabelo com um estilete, deixe secar e coloque a cabeça no corpo preenchendo com durepoxi.
A Máscara - Agora é hora de fazer o capuz. misture um pouco mais de durepoxi e faça uma placa liza e uniforme, como se fosse uma massa de pizza. Calcule a quantidade necessária para cobrir toda a cabeça. Use algo parecido com um rolo para uma distribuição uniforme. Mantenha sempre as mãos úmidas e a massa molhada, assim ela não vai grudar e ficará bem lisinha. Aplique a massa sobre a cabeça e alise com o dedo. Não aperte a massa contra a cabeça, molhe o dedo e vá passando devagar.
Esculpindo - Tenha em mente que a cabeça deve parecer uma máscara. Não pode nem deixar o durepoxi muito solto e nem apertar demais. Pense na máscara do homem-aranha, ela não é marcada nas feicões do rosto, mas também não fica solta balançando. Olhe a cabeça de todos os ângulos para ver se não tem nenhum caroço e molhe para dar o acabamento final. Muita atenção para não deixar digitais na massa, fica muito feio. Quando tiver certeza de que está pronto pegue o visor.


Se você não tem um visor rolando pela casa pode achar algum naquelas lojas de 1,99. Tem uma pá de brinquedos baratos nessas lojas. Centralize o visor pelo nariz, verifique duas vezes pra ter certeza, e aplique. Faça um pouco de pressão para grudar bem, mas não deforme o que foi esculpido. Olhe com atenção para ter certeza de que não ficou torto, em seguida faça os buracos perto da boca para ele "respirar". Apesar do durepoxi secar totalmente em 12 em horas, em duas horas ele já está bem rígido e difícil de modelar. Ele perde elasticidade e maciez e começa a esfarelar. Depois de uma hora deixe quieto e espere secar pra mexer de novo.


A Pintura - Se o seu irmão pequeno não demoliu a cabeça, vamos continuar. Use uma lixa bem leve só para tirar pequenas irregularidades, quando terminar prepare-se para a pintura. Qualquer lixa d'água 600 serve. Use um spray prata ou cromo do seu gosto. Quando estiver pintando não aproxime a lata mais de 25 cm do boneco para não empapar a tinta. Pinte a cabeça e as mãos com cuidado. Deixe secar de outra demão até cobrir bem a cabeça e as mãos.

O Macacão - Para fazer o macacão é muito fácil: lembra daqueles macacões do piloto rastreador da coleção Força de Ataque? São perfeitos, corte a parte da frente do peito e coloque-o em uma panela de água fervendo. Use meio tubo de Tingecor Guarani, deixe ferver por 15 minutos. Depois de seco lave a roupa em água corrente. Quando parar de sair água escura é só secar. Nas fotos ao lado temos o macacão tingido e seco, pronto para ser colocado no boneco. 


Sessão Desenhos - Vamos agora para uma parte um pouco difícil: os emblemas. Eu uso o Corel Draw, tem ferramentas de sobra e é muito conhecido. O bom desse programa é que ele é usado em várias gráficas expressas, portanto, se você não tem uma boa impressora pode levar o arquivo e imprimir lá mesmo. Para fazer o símbolo dos COBRA eu usei uma foto e, com a ferramenta edição de nós fiz todo o desenho. Dá um certo trabalho, mas o resultado compensa. As outras partes foram desenhadas também usando as medidas do próprio boneco como base. Para dar a impressão de blindagem, eu colei os desenhos em tecido anti-derrapante. Você pode encontrar esse tipo de material em lojas de tecidos. Uma cor neutra, como cinza, é melhor. 

Ajustes finais - É bom fazer uma prova antes da impressão final em alta resolução pra verificar se as dimensões estão corretas. Usei corino marron (uma imitação baratinha de couro), para fazer os braceletes e uma fita bem fininha para fechá-los. Qualquer cola de contato serve. Para prender a blindagem amarela usei tiras de corino também. queria dar a impressão de "joelheiras". O boneco deve estar quase pronto, então é hora de pintar os braceletes. Não use o spray dessa vez, compre um pouco de tinta em embalagem normal.


Agora é moleza! - Graças a Deus, armas para bonecos grandes é que não faltam. A linha Peacekeepers vendida nas Americanas vem com roupas e acessórios perfeitos. O cinturão com revolver e faca é dessa linha. A mochila e as granadas são da linha GIJoe Hall of Fame. A metralhadora modificada é do Falcon, a mesma que vem com o Piloto Rastreador da Força de Ataque. 
O cabo que liga a arma à mochila é um elástico preto. Você não precisa necessariamente usar esses equipamentos. 



Faça adaptações, use armas diferentes. Existem várias maneiras de montar bonecos, essa á apenas uma delas. Se você procurar bem vai achar um monte de equipamentos nas lojas de 1,99.
Fotografia - Para encerrar, decidi fazer uma alusão à cartela original do Cobra de Aço pequeno. Tanto os desenhos das embalagens do Falcon como dos Comandos em Ação eram muito bons. Para reproduzir a explosão eu usei papel machê colado em uma caixa velha. Usei vários tons de laranja, amarelo, vermelho, roxo e branco para criar a sensação de luminosidade e um pouco de terra.

Mãos à obra - Agora é com vocês. Pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas também não é um desafio insuperável. Gostaram da matéria? Mandem um email dando a sua opinião. Para aqueles que vão tentar fazer o Cobra de Aço peço que mandem fotos, vou expor os mais legais nesta seção junto com o email do artista. Qual outro personagem gostariam de ver em tamanho grande? Mandem sugestões! Até a próxima.

Nenhum comentário:

E! 1/6 Scale Clothes shop

Cotswold Collectibles (USA), Hobby Crash (SPAIN) and Eagle Eyes Action Station (UK) are now selling LoucoPorBonecos clothes! Sh...