sexta-feira, 29 de setembro de 2017

DYNAMAN, O MAIOR RIVAL DO FALCON

Além dos GI Joes, Action Man e Falcon, existiu uma outra coleção muito apreciada pelos colecionadores nas décadas de 70 e 80: DYNAMAN. Pouco conhecidos no Brasil, os Dynaman eram muito legais e apenas 3 modelos foram lançados: branco, branco com barba e negro. 
Seus corpos eram derivados da coleção Mego, mas suas mãos e articulações dos braços foram aperfeiçoadas a tal ponto que ficaram melhores e mais resistentes que as do Falcon. Suas roupas e temas das aventuras eram parecidas com as do GI Joe e Falcon. 
Ao contrário do Falcon que tinha apenas uma escultura para a fase "olhos pintados" e outra para a fase "olhos de águia", os Dynaman já foram lançados com 3 rostos diferentes. A cabeça com barba inclusive já vinha com o relevo da barba moldado. O que era bom pra prevenir erros mas ruim pras customizações que são tão populares hoje em dia. 
Apesar de serem boas cópias a qualidade das roupas era inferior. Até mesmo o caimento não era a mesma coisa. Mesmo assim lançaram muitas roupas e algumas bem bonitas como "Policia Montada" e "Legião Estrangeira". Os Dynaman foram muito populares no Uruguay e Argentina devido ao seu baixo preço e a liberdade de importação naqueles países.
Na onda de "As Panteras" mulheres aventureiras ficaram muito populares naquela época e a Barter Toys, criadora do Dynaman seguia de perto os passos do GI Joe e Action Man. Foi só uma questão de tempo para aparecerem as Dynagirls. Elas são ainda mais raras e tão interessantes quanto as LADJGI europeias.
A popularidade dos GI Joe e Action Man não deu a "vida" apenas aos Dynaman, com a popularidade do formato 12 polegadas para meninos houve uma verdadeira enxurrada de bonecos com nomes derivados de: Ação, Aventura, Força, Joe e referências genéricas ao nosso herói.
Também conhecido como Adventure Man em alguns países da Europa os Dynaman foram os únicos concorrentes próximos a alcançar o fenômeno de vendas que era a linha GI Joe, Action Man e Geyperman. Os Dynaman tinham muitos veículos e até ocuparam espaço na mídia com lindas propagandas. Entre os acessórios mais legais está sem dúvida a maleta cinza cheia de armas.
A Linha Dynaman goes to the wild west também foi um sucesso e lançou aventuras incríveis. O oficial do exército não podia faltar e tinha até o David Crockett! 
As minhas aventuras Wild West favoritas são o General da Cavalaria e o Gringo Mexicano. Uma pena a própria fábrica não ter conseguido melhorar a qualidade. As roupas estavam mais bonitas mas alguns dos acessórios de plástico quebravam com facilidade e as aventuras ficavam desfalcadas rápido.
Os cavalos do Dynaman, ou DYNA HORSE, eram absurdamente articulados. Verdadeiros precursores dos brinquedos de hoje, eles reproduzem várias posições de um cavalo de verdade e são muito bonitos. E não foi só no formato grande que a Barter Toys investiu. 
Com o surgimento dos Comandos em Ação (ou GIJoes pequenos) A Barter Toys lançou os TINY TUFFYS. Eram muito simples, sem feições pintadas no rosto e poucas articulações, mas muito simpáticos. Ao contrário dos GIJoes eles não tinham nomes e histórias. Não havia personagens, só profissões e aventuras. Índio, Astronauta, Soldado, Enfermeiro, cowboy. 
Eram divertidos mas perdiam feio pros Joes. E o tempo foi passando, o público mudou e as vendas encolheram. E da mesma forma como surgiu, o Dynaman desapareceu. Mas o destino ainda guardava uma última, inusitada e surpreendente reaparição para o nosso herói. 
GAY BOB - Hoje em dia, as variant figures são comuns. Temos 300 batmans, 100 Wolverines de várias cores e até transparentes. Não se sabe muito sobre o Gay Bob, apenas que ele foi feito do mesmo molde do Dyna Man e na mesma época: 1978. Há uma pequena diferença... mas basicamente é o mesmo boneco. Se você é menor de idade não deve ver essas fotos sem a companhia ou permissão de um adulto.
Pode ter sido uma tentativa de explorar um novo mercado ou uma encomenda de terceiros, não impota. É essencial para qualquer colecionador do Dynaman. A sua caixa é um armário e o texto diz: Saia do armário com Gay Bob. Ele vem com brinco na orelha direita (sinal gay dos anos 80), corrente de ouro, botas de cowboy e bolsa. O cabelo é loiro flocado. A arte das caixas e as propagandas eram muito bem feitas e originais. Reparem na beleza e qualidade dos desenhos.
É claro que eu não poderia encerrar sem falar dos customs com Dynaman. Por alguma razão que eu desconheço nunca houve Dynaman loiro mas olha só esse oficial alemão! A roupa é Dynaman mesmo e uma das mais bonitas e bem feitas. O Negro com barba também não existiu mas teria sido uma sucesso.
Esse ruivo foi feito com uma cabeça de Dynaman sem barba. Assim como o GI Joe as cabeças de DM aceitam muitos visuais diferentes e cada cor ou penteado novo cria uma nova personagem. Agradecimentos especiais ao superamigo Sidney "Grungaboy" Oda que flocou lindamente essas cabeças em 2003.
Em 2012 eu comecei a fazer experiências pra desenvolver a técnica para transformar qualquer cabeça em olhos de águia e depois de suar um bocado aqui estão os novíssimos Dynaman com olhos móveis. Este moreno com barba foi feito em 2014 e a ideia era simplesmente fazer o mesmo boneco de 1978 com essa novidade. Quem fez incrível trabalho usando o exato tom do cabelo do Falcon foi um grande amigo que prefere permanecer anônimo mas está no facebook como Purgante da Silva da Silva.
E finalmente este Dynaman inédito em todos os sentidos com o mesmo processo olhos de águia anterior mas cabelo grisalho e bigode foi feito com uma cabeça sem barba. Essas jaquetas e outras roupas estão a venda na loja do Louco. O lindo trabalho de flocagem foi feito pelo incomparável Will Code do blog http://flockwill.blogspot.com.br/. Espero que todos tenham gostado e também matado a saudade desse boneco tão legal e subvalorizado. Yo, Dynaman! Um grande abraço à todos!

Siga o Loucoporbonecos no Instagram.

Um comentário:

W@sh disse...

Muito legal o contexto histórico.
Além do boneco, é claro!

E! 1/6 Scale Clothes shop

Cotswold Collectibles (USA), Hobby Crash (SPAIN) and Eagle Eyes Action Station (UK) are now selling LoucoPorBonecos clothes! Sh...