sexta-feira, 29 de setembro de 2017

SAVAGE DRAGON & TARTARUGAS NINJAS DE JIM LEE

No auge da popularidade da editora americana Image Comics, em 1997, quase todos os seus personagens tiveram alguma representação no universo de plástico. O personagem Savage Dragon, de Erik Larsen, não poderia ser uma exceção. Em uma parceria da editora com a fábrica Playmates Toys, conhecida atualmente pela excelente coleção "Os Simpsons", foi criada uma linha com os personagens da revista. Nosso herói, sendo o principal, ganhou duas versões: uma com o tradicional uniforme da polícia de Chicago e outra em trajes civis, todos rasgados. Essa última, muito em moda durante esse período.
Para acompanhar Dragon em sua luta contra o crime, vieram em seguida She-Dragon e Barbaric. Uma curiosidade: tanto a escultura de Dragon em trajes civis quanto as duas versões da She-Dragon, foram esculpidas fora da Playmates por Claybown Moore, dono da Moore Action Collectibles. Moore já havia esculpido Dragon para uma série de estátuas e impressionou os fãs. Reparem como Moore é realmente um especialista nas formas femininas. Seu trabalho pode ser conferido também na linha Lady Death. 


Numa jogada um tanto estranha, a Playmates, decidiu introduzir as Tartarugas Ninjas na coleção. Como a fábrica possuía seus direitos e, elas andavam meio caídas entre os colecionadores, foi criado todo um pretexto pra isso. Para revitalizá-las, foi chamado: Jim Lee, um dos melhores artistas de quadrinhos da atualidade, criador dos Wildcats e desenhista de muitos outros títulos. 
A proposta: em troca pela revitalização das Tartarugas, a Playmates lançaria a coleção Wildcats. Jim Lee aceitou, claro, e recriou os quatro heróis mutantes. Em seguida, houve um encontro entre os heróis na revista Savage Dragon. 


Tudo apontava para o sucesso, mas será que foi o que aconteceu? Infelizmente não. Por vários motivos: a falta de vilões ou ao menos de um vilão principal, o número limitado de personagens (só seis em dois anos!?), poucas articulações e principalmente, falta de empatia com o público. A Playmates é conhecida nos EUA por irritar os colecionadores. Só agora com "Os Simpsons" é que conseguiu acertar o passo. Pra se ter uma ideia de como a coleção foi mal, o boneco do Leonardo nem foi lançado. 


Realmente uma pena, pois personagens interessantes é o que não falta na revista Savage Dragon. Mesmo tendo sido cancelada em pouco tempo, a coleção é bem popular nos EUA e a She-Dragon com moicano, o personagem mais procurado. Uma ótima coleção para aqueles que gostam de bonecos incomuns e raros.

Nenhum comentário:

E! 1/6 Scale Clothes shop

Cotswold Collectibles (USA), Hobby Crash (SPAIN) and Eagle Eyes Action Station (UK) are now selling LoucoPorBonecos clothes! Sh...