sexta-feira, 29 de setembro de 2017

HERÓIS ARTESANAIS

Se você é daqueles que gosta de pôr a mão na massa, essa parte do site vai ser de grande ajuda. Todos os bonecos da foto ao lado foram feitos por mim. Usando partes de outros já existentes e combinando à técnica da escultura. Com pouca grana e alguma imaginação é possível fazer bonecos bem legais. Nos camelôs existem várias possibilidades a preços bastante acessíveis, e os outros materiais são baratos. Mesmo que você não queira fazer nenhum boneco, vai aprender a consertá-los ou modificá-los. Afinal as técnicas são as mesmas. 
Materiais e segurança- Antes de mais nada vamos falar um pouco de segurança. Se você tem menos de 14 anos, nunca faça nada sem a supervisão de um adulto. Mostre o site para seu pai ou sua mãe e peça ajuda à eles. Todos os materiais que eu vou mostrar podem fazer algum mal para a saúde. Tenha muito cuidado ao usar as lâminas.
Apesar de já ser um adulto eu ainda me corto e colo os dedos. Com qualquer armação velha que tape bem o seu rosto é possível fazer um belo óculos de proteção. É só levar numa daquelas óticas que fazem lentes na hora e pedir para colocar lentes sem grau na armação. 
O Durepoxi serve tanto para colar como para esculpir. Eu uso o de secagem em duas horas, mas sei que existe o Superdurepoxi que seca em dez minutos, e um mais antigo ainda, que seca em doze horas. Quando estiver esculpindo, use água para deixar a superfície bem lisa. Vá passando o dedo suavemente. Para colar, use também araldite transparente, ela seca em dez minutos e fica com uma consistência mais mole que o Durepoxi. Atualmente estou usando a cola Bonder em gel, diferente da foto. Mas todas são iguais. Para evitar acidentes sempre leia com atenção as instruções do produto. A maioria é tóxica, inflamável ou provoca alguma irritação na pele. Ao terminar esfregue as mãos em uma toalha de papel e lave-as com água quente. Se cair cola bonder nos seus dedos não se assuste, com uma lixa de unha você raspa ela sem problema.
Essas lixas da Testors são bem resistentes e vem com 5 níveis de abrasividade. A vermelha aí da frente é para acabamentos. A Tamya faz as melhores tintas.
Bom, esse é o kit básico: um jogo de estiletes com lâminas diferentes, um óculos de proteção, lixas de vários graus, tinta acrílica para modelismo, Durepoxi, cola Bonder ou semelhante, Araudite, pincéis bons e uma escova de dentes velha para tirar o pó. Mesmo que as instruções sejam seguidas a risca eu não posso me responsabilizar por danos físicos ou materiais. A habilidade manual varía entre cada pessoa, e é desenvolvida com o tempo. Lembre-se: proteja os olhos sempre. Lixando, cortando ou colando. Se cair cola Bonder no seu olho vai demorar alguns dias pra você enchergar de novo. Agora que você já está todo paramentado vamos ao que interessa. 
Alguns exemplos-  Exterminador, Aquele inimigo tos Titãs do universo DC. Eu usei um boneco do Spawn daqueles clássicos e esculpi todos os detalhes (botas, luvas, máscara e calção) com Durepoxi.
O Treinador foi um dos meus bonecos que apareceu na revista Wizard americana. Coloquei a foto da revista ao fundo. Os braços são de um Lanterna Verde da coleção Super Powers. A cabeça e as pernas são do Dr. Destino das Guerras Secretas. O peito é GS também, o resto é Durepoxi.
Essa versão do Lobo é a primeira que apareceu na antiga revista da Liga da Justiça. Usei várias partes de bonecos Guerras Secretas para montar um boneco todo liso. As roupas, o cabelo, a jaqueta, as botas e tudo mais são Durepoxi.
Às vezes nem precisa esculpir nada. Se encontrar o boneco certo, é só pintar e pronto! Foi o caso do Capitão Mar-vell aqui. Com um Lanterna Verde, 3 cores de tinta e papel para a estrela e os braceletes, deu pra fazer um boneco bem legal.
Pra fazer o Super, eu usei um corpo do Super mesmo. A cabeça é do Super Homem da revanche contra o Apocalipse. Azteka foi feito com um outro modelo de Super Homem dos camelôs. O Flash do Futuro é na verdade um Homem Aranha. Guy Gardener um Homem de ferro da Toy Biz, o colete foi esculpido e a cabeça é de um Super Homem com cabelo esculpido também. 
Esculpindo mais- Esse já foi bem mais difícil. O Sandman era um Homem Elástico Super Powers. Tive que fazer uma cabeça nova com Durepoxi. As roupas e todos os detalhes foram feitos com Durepoxi também. Na mão dele coloquei uma bola de gude das grandes. A pintura foi toda feita a mão. O guerreiro é um dos personagens que eu mais gosto, e me deu um trabalhão desgraçado. Acredite ou não ele já foi um Batman Super Powers. Tirei todos os detalhes de luvas, botas, cinto e pescoço até parecer um corpo nu. Em seguida peguei a cabeça de um Arqueiro Verde Super Powers. Cortei fora a parte com o chapéu e esculpi o resto da cabeça e cabelos. Tudo que estão vendo a mais foi esculpido com Durepoxi. Ah, o capacete eu roubei daquele primeiro Magneto que esteve a venda no Brasil a oito anos atrás e modifiquei um pouco. Ufa! 
No Ripclaw, eu usei pernas de Kraven, tórax e braços de Fitzroy e cabeça de Smyte. Como são todos da Toy Biz encaixaram sem problema. Para The Pitt foi usado um He-man. A cabeça, as mãos, os pés e as roupas foram feitas com Durepoxi. As correntes são verdadeiras. No Stryker usei o tórax e braços do Fitzroy, as pernas e o casaco são de um Superman, A cabeça foi esculpida por mim.  
Se você é fã de quadrinhos via concordar comigo: Miracleman merece um boneco, não é? Essa é a minha versão para  Miracleman. Decidi usar o fomato animated, que funcionou tão bem para o Batman e o Super. Acompanha Young Miracleman e Kid Miracleman.
Esse aí é um ET meio louco que nem nome têm. Foi todo esculpido a mão. Quero chamar atenção para o cenário, as pedras são fotos de pedras colocadas umas sobre as outras. O Disco Voador, é na verdade a mesma foto duplicada e invertida de um prédio todo envidraçado. Olha que efeito, minha gente! 
A importância da Pintura- Orion é um Wolverine Guerras Secretas. O Demônio Azul tem braços de Homem de Ferro GS, botas, tronco e cabeça do Capitão América GS e pernas de um Aquaman Super Powers. O Lanterna Verde ou Sentinela é um Batman Animado com cabeça de Bruce Wayne. A capa é de tecido.
Para fazer o Darkclaw, foi só pintar um Wolverine de 1992 da Estrela e fazer os detalhes com papel. O Super Soldier foi feito com tórax, braços e cabeça de um Capitão America da Toy Biz, as pernas são do Kraven o caçador. As botas, o escudo e o cabelo foram esculpidos com Durepoxi. No Spider Boy eu usei um corpo de Super Boy da Kenner. Esculpi o coldre e o cabelo e desenhei o símbolo no coumputador.
Para os amantes do Ultraman: essa versão foi feita usando as botas que sobraram do Fitsroy, um corpo de Homem-Aranha GS e a cabeça e as luvas daquele Ultraman vagabundo que foi lançado em 94. Mangá puro bicho...
Quando conseguimos um bom corpo é só pintar e pronto.Pra você ver a importância de uma boa pintura: Todos esses personagens foram feitos com o mesmo boneco. Ele era careca. Então, com cabelos feitos de Durepoxi, assim como alguns detalhes, temos personagens diferentes utilizando o mesmo corpo. Coisa de louco meu!
Fotografia- Esse aí não tem um nome, foi criado e esculpido 100% por mim. Comecei do zero, fazendo um esqueleto te arame e recobri com uma massa chamada Super Sculpei, que só seca quando vai ao forno. Depois que o boneco está pronto, vem a parte que eu mais gosto: O cenário.
É preciso alguma criatividade, boa habilidade manual, paciência e, é claro, saber tirar as fotos. Esse cenário do Sandman não foi inspirado em nenhuma história, apenas imaginei um grande salão. Tecidos fazem um efeito muito bom quando iluminados de forma interessante. O importante é criar profundidade e tentar criar a ilusão do tamanho. Não tenho estúdio fotográfico, faço tudo em casa com luz solar ou aquelas lâmpadas comuns de 100 watts. Não as deixe ligadas por mais de uma hora, por que elas derretem o suporte viu? Tente fazer um efeito dramático na foto, e sempre pergunte a si mesmo de onde a luz está vindo. Não use máquinas comuns, se tiver dinheiro compre uma máquina profissional que não tenha nada automático. Escolha uma lente 35/70mm. Elas tem um bom zoom. As máquinas automáticas não dão liberdade e precisam de uma distância mínima que deixa o boneco muito pequeno. Nessas máquinas, o flash fica tão forte, que quando tiramos a foto de perto metade fica branca. Evite reflexos. As colunas e pedras são de papel, pintados com aquarela, e as estátuas são dos Cavaleiros do Zodíaco. Seja meio lixeiro, juntando embalagens e caixas você pode fazer estruturas muito legais.
Cenários- Aqui tem de tudo, tubinho de Kinder Ovo, embalagens de isopor para eletrônicos, areia e capas de cds. Faça uma boa pintura, experimente materiais. Você sabia que tinta spray come isopor? Dê um jato curto e fique observando. A superfície começa a borbulhar e afunda em seguida. Dependendo de quanta tinta você usar, pode fazer até um buraco. Aí use a imaginação, pode ser um ácido, ou a visão de calor do Super Homem que derreteu ou abriu um buraco na parede. Areia pintada faz um efeito muito bom. E para fazer túneis, nada melhor que jornal molhado. 

Nenhum comentário:

E! 1/6 Scale Clothes shop

Cotswold Collectibles (USA), Hobby Crash (SPAIN) and Eagle Eyes Action Station (UK) are now selling LoucoPorBonecos clothes! Sh...