sexta-feira, 29 de setembro de 2017

AVENTURAS NAS GALÁXIAS - PARTE I

Para entender essa matéria temos de fazer uma viagem no tempo.
O ano é 1983, o filme: "Guerra nas Estrelas - O Retorno do Jedi" é o maior sucesso de bilheteria talvez da década! Crianças e adultos em todo o planeta estavam alucinados com as aventuras de Luke Skywalker, Han Solo e o resto da turma.  Bonecos Star Wars eram fabricados e vendidos aos borbotões nos Estados Unidos. Porém, no Brasil, era proibido importar ou comercializar produtos estrangeiros. E isso, incluía brinquedos. Será que estaríamos fadados a ficar de fora dessa? 
A Model Trem, uma companhia que fabricava peças para maquetes de trens no Rio de Janeiro, achou que não. Com alguma criatividade, habilidade e é claro, os bonecos originais, criou réplicas em chumbo e cerâmica muito parecidas com suas versões em plástico. É preciso entender que não se trata de uma falsificação, pois estes bonecos eram vendidos como réplicas. O sucesso foi grande. Inicialmente, eram encontrados apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para em seguida serem vendidos em lojas de modelismo ou brinquedos nas principais capitais do Brasil. Em Porto Alegre eram encontrados na Hobby Brinquedos, uma das melhores lojas da década de 80. 
Apesar de muito sensíveis, esses bonecos eram  bem legais. É claro, os originais americanos eram infinitamente mais resistentes e mais detalhados. Sobreviviam a quedas, banhos de piscina, horas no sol e não ficavam com as pernas e os braços "moles" tão facilmente. Mas para aqueles que não podiam sair do Brasil, eram uma excelente alternativa para completar a coleção. Lembro que para conseguir os bonecos originais tinha de ir para o Uruguai ou Argentina e pagar uma fortuna por cada um.
Pelas fotos dá pra ver que nenhum personagem importante foi deixado pra trás (com excessão de Jaba, o Hutt). Não houve tão pouco, um filme predominante. As três roupas do Luke, os guardas imperiais em momentos diferentes e até personagens obscuros como o Snaggletooth estavam a disposição do consumidor. Destaque para as ótimas reproduções do robô médico, Darth Vader, Yoda e guarda Gamorreano. Este último de um material que eu não consegui descobrir o que é, mas mesmo assim muito bom.
Infelizmente a Glasslite, uma fábrica que hoje só faz brinquedos simples, comprou os direitos da série Guerra nas Estrelas e a Model Trem foi obrigada a parar de produzir suas réplicas. Na verdade, a proibição era desnecessária, as pessoas simplesmente pararam de comprar as réplicas e passaram para os originais. O que parecia uma boa notícia para os colecionadores não durou por muito tempo. A Glasslite não investiu muito na coleção. Trouxe só os personagens mais manjados, que dariam lucro certo e umas poucas naves. A ironia disso tudo é que o universo Star Wars é riquíssimo, eram centenas de personagens que teriam um lugar certo nas prateleiras de todo o Brasil. Não preciso dizer que logo, logo a coleção dançou e acabamos ficando na mão de novo. - CONTINUA

2 comentários:

Dimitri Kozma disse...

Puxa! Eu tinha quase a coleção toda, incluindo uma fortaleza feita de... Isopor(!!!)

Estava em perfeito estado, vendi bem faz uns 7 anos... Hoje em dia acho que valem uma fortuna.

STAR WARS FACTORY ONLINE disse...

hola cuanto costaban las figuras de model tren en esa epoca? saludos

E! 1/6 Scale Clothes shop

Cotswold Collectibles (USA), Hobby Crash (SPAIN) and Eagle Eyes Action Station (UK) are now selling LoucoPorBonecos clothes! Sh...