sexta-feira, 29 de setembro de 2017

FALCON, O MAIOR HERÓI BRASILEIRO - DE 1977 A 1999

FALCON 1978 ATÉ 80 - Esses foram os primeiros bonecos lançados pela Estrela em 1978. Apesar do enfoque do personagem aventureiro, ainda dava pra sentir a influência militar dos primeiros GIJoes lançados durante a guerra do Vietnã nos EUA. 
No início, só havia dois modelos disponíveis: moreno com barba (Ação Camuflada) e moreno sem barba (Contra Ataque). Mas com o sucesso instantâneo, rapidamente foram introduzidos outros modelos.

Os temas das aventuras eram diversos, mas ao invés do Falcon ser um soldado e necessáriamente ter que lutar contra um oponente, agora ele era um explorador aventureiro. Enfrentava tubarões, aranhas gigantes, polvos e gorilas ferozes em suas explorações. Mas não ficava só nisso não, Falcon era também um agente secreto, desafiava a morte com os cunjuntos Salto Fántástico ou Avanço em Alta Voltagem.
Inicialmente, os pais ficaram preocupados, pois afinal seus filhos estavam brincado de "boneca", mas passado o susto, viram que o Falcon não tinha nada de feminino. Com suas facas, armas e cicatriz no rosto barbudo, é até hoje o mais machão dos brinquedos.



O design era inovador pra época, e as máquinas totalmente impossíveis. Reparem nessa "cadeira voadora" do conjunto Reconhecimento Aéreo, não há espaço para o motor ou tanque de combustível, mesmo assim o "bicho" voa. A hélice deve girar por mágica ou força do pensamento. 

FALCON 1978 ATÉ 80 série olhos-de-águia - Na segunda série, foi introduzido o mecanismo olhos-de-águia, que possibilitava ao boneco, mover os olhos pra os dois lados. Na época, foi o maior fenômeno do mercado de brinquedos. 

Não existe pessoa nascida entre 1970 e 1985 que não tenha desejado um desses. E digo pessoa, porque até as mulheres lembram das suas brincadeiras com o Falcon e a Susi. Nesses dois anos de vida, a influência militar foi completamente apagada de nosso herói e sua condição de aventureiro aceita pelo público. 

Foi nessa fase que os equipamentos com apelo mais futurista começaram a surgir.

.
FALCON 80 - Início da série futurista - Sem dúvida alguma, a série mais interessante e controversa do Falcon. Amada e odiada pelos colecionadores, a fase futurista foi a de maior duração e produziu personagens únicos em todo o mundo.  
Como ocorreu com todos os fabricantes de GIJoe e Action man ao redor do planeta, os conceitos "super herói" e "corrida espacial" foram introduzidos na linha Falcon.
Os padrões das aventuras e vestimentas são semelhantes aos dos uniformes de personagens como Super-Homem, Batman, Buck Rogers, Flash Gordon, Darth Vader, Sr. Spock e outras figuras populares da década de 80. 
Reparem na combinação "colante e botas coloridas" com "cueca por cima da calça".

O mais legal dessa série são os personagens exclusivamente brasileiros. Inicialmente surgiu o vilão Torak, com seu terrível raio laser no peito. Para ajudar Falcon a combater Torak, é a vez de Condor, o amigo cybernético do Falcon, entrar em ação. 

FALCON 82 ATÉ 84, continuação da série futurista - O sucesso foi estrondoso, a Estrela havia acertado em cheio. A satisfação do público foi tão grande que rapidamente surgiram mais bonecos futuristas. 

O primeiro deles foi Falcon e RoboyEm seguida entram em cena Laserman, Triton, e mais dois Falcons futuristas, um deles com uma arma que acendia de verdade. Infelizmente eles nunca foram lançados, pois a coleção acabou em 1984. Não se sabe exatamente o motivo do fim, especula-se que as vendas já não impressionavam mais como antes.


Afinal quando foi lançado em 1978, Falcon estava praticamente sozinho nas prateleiras, já em 1984 haviam muitas outras coleções: Guerra nas Estrelas, Comandos em Ação, Super Powers, Guerras Secretas e He-Man só pra citar algumas. Era muita gente para dividir um bolo que não crescia tão rápido quanto a oferta de produtos no mercado.


Mesmo assim, foi sem dúvida a série mais original e criativa produzida no Brasil em termos de bonecos articulados até hoje. A série Futurista em especial, tinha um design super moderno. É verdade, algumas roupas e acessórios foram copiadas dos Space Rangers, Super Joe e Big Jim, mas só o Brasil teve Condor,Torak e Roboy. Um feito que ainda hoje seria admirável, pois atualmente, as mesmas empresas limitam-se apenas a importar personagens americanos produzidos na China. 
Clássicos Falcon (de 94 ATÉ 96) - Aos 10 anos de sua apodentadoria, em 1994, o Falcon foi relançado. A coleção chamava-se Clássicos Falcon, mas não tinha muito a ver com os bonecos "clássicos" de 1984. As roupas, adaptações da série GIJoe Hall of Fame, não eram muito legais. Torak, que antes tinha uma garra no lugar da mão esquerda e um mortífero raio no peito, agora possuia apenas um uniforme de gala idêntico ao do Destro da coleção HOF. O Falcon, não tinha mais cabelo flocado e nem olhos-de-águia, mas ao menos estava de volta. Ainda lançaram mais dois bonecos diferentes, um jipe bége e um tanque de guerra. Infelizmente a coleção não agradou e foi retirada da linha de produção em 1996. 

A tentativa mais recente se deu em 1999, quando a Estrela, a pedido das lojas Americanas, relançou o Falcon com um novo nome: Força de Ataque. Novamente, os bonecos não tinham um apelo muito forte. Em comparação com Max Steel, campeão de vendas do segmento na mesma época, as desvantagens eram muitas. Não havia veículos ou acessórios para a coleção Força de Ataque, tão pouco foram criados mais personagens. A qualidade das roupas e dos bonecos era bem inferior ao Falcon de 84 e ao seu novo concorrente. E após uma estréia agonizante e nenhum desenvolvimento a coleção foi cancelada. Um fim triste para um herói tão querido e ainda hoje lembrado.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:
http://www.loucoporbonecos.com.br/2010/09/falcon-1978-ate-80-esses-foram-os.html 

4 comentários:

paulo jorge vitorio da silva paulinho disse...

MEUS AMIGOS,EU VIVI NESTA EPOCA E ERA LOUCO PARA TER UM DESTE! SO QUE O MEU PAI NUNCA ME DEU UM FALCON.,AGORA DEPOIS DOS 40 EU POSSO ME DAR AQUILO QUE NAO TIVE EM MINHA INFANCIA! EU ME TORNEI UM COLECIONADOR DE FIGURAS DE AÇAO E UM AMANTE DE BONECOS...

Denise disse...

Parabéns Paulo, seja feliz, compre mesmo. Sei que isso é muito importante. Eu também vivi essa época.

Ozias Coliver disse...

boa noite paulo é eu trabalho com as roupinhas do falcon se tiver interesse em alguma meu contato 11954198576

SAMUEL SBSJR disse...

Parabéns estrela pelos 80 anos e obrigado por atender aos nossos pedidos e trazer o falcon de volta.

E! 1/6 Scale Clothes shop

Cotswold Collectibles (USA), Hobby Crash (SPAIN) and Eagle Eyes Action Station (UK) are now selling LoucoPorBonecos clothes! Sh...